São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamaraty não se pronuncia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ontem, o Itamaraty evitou se pronunciar oficialmente sobre o suicídio do embaixador Mauro Fonseca Costa Couto. A assessoria de imprensa se limitou a lamentar o caso e reafirmar que o relatório do TCU (Tribunal de Contas da União) é legítimo.
Auditores do TCU afirmaram não haver a prática do "caixa dois" nas embaixadas do Brasil no exterior, ao contrário do que afirmava Couto para se defender das acusações de desvio de verbas e troca irregular de dólares remetidos para obras na embaixada em Bagdá.
Até as 19h de ontem, o Itamaraty não havia recebido as cartas deixadas por Couto. Nelas, o embaixador Fernando Silva Alves é acusado de ter o mesmo procedimento. Alves foi o responsável pelas denúncias que levaram às investigações.
Alves é embaixador em Aman (Jordânia). Em junho de 1993, recebeu documentos e prestações de contas da embaixada de Bagdá, esvaziada à época da Guerra do Golfo (91). Alves notou as irregularidades e avisou o Itamaraty. O conselheiro Raul Tonay, também citado nas cartas de Couto, deu prosseguimento ao inquérito.
O ex-conselheiro René Loncan, 47, e o oficial de chancelaria Alcenir de Oliveira, 39, devem ser demitidos do Itamaraty "a bem do serviço público" nas próximas duas semanas. Ambos são acusados de desviar US$ 1 mi da embaixada brasileira no Iraque entre 1988 e 1991.

Texto Anterior: Viúva faz defesa contra acusações
Próximo Texto: Presidente sanciona lei dos desaparecidos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.