São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
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Jornal muda o visual no início do próximo ano

DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha reformula seu visual no início do próximo ano. Ele terá uma letra desenhada exclusivamente para a Folha e prevê o uso de recursos gráficos coloridos em todas as páginas.
Batizada de Folha Serif, a nova letra será utilizada em títulos e no novo logotipo do jornal no alto da Primeira Página (veja como ela é ao lado). Só a Folha poderá utilizá-la na América do Sul.
Foi criada por dois dos mais importantes designers tipográficos do mundo, o alemão Eric Spiekerman e o holandês Luc(as) de Groot.
Spiekerman é dono da MetaDesign, empresa com escritórios em Berlim e San Francisco que presta serviços para a Volkswagen e a Audi da Alemanha, para a Apple Computer e desenhou o logotipo de Berlim após a queda do muro.
A designer Eliane Stephan, autora do novo projeto gráfico, diz ter optado por uma letra exclusiva porque a tipografia define a identidade visual de um jornal.
Stephan conjugou a nova letra com o uso de cor em todas as páginas para tornar ainda mais confortável a leitura do jornal.
O novo projeto parte de um dos imperativos do jornalismo contemporâneo: o de que o público tem cada vez menos tempo para ler jornal.
É aí que entra o auxílio da cor. Até por suas características físicas, a cor destaca-se mais que o preto e branco. Na reformulação, ela é aplicada em certas palavras para que o leitor possa identificar todos os assuntos que a página traz numa batida de olhos.
Essas palavras são chamadas de "chapéus" no jargão jornalístico. São as que aparecem logo acima de um título identificando o assunto -reforma constitucional, por exemplo. Cada caderno também terá sua cor de identidade.

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