São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornais legitimam democracia, diz Sarney

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que os jornais "equilibram e dão legitimidade" à democracia. "O que era privilégio das representações políticas hoje também é dos meios de comunicação."
O presidente da Câmara dos Deputados, Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), acredita que os jornais no Brasil têm desempenhado um "papel fundamental" na consolidação da democracia.
Para Magalhães, os jornais têm cumprido dois importantes papéis no país. "Informar a opinião pública e fazer campanhas que contribuam com a consolidação do sistema democrático", disse.
Para o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Paulo Sepúlveda Pertence, não há como separar a existência da democracia de uma imprensa livre. "A democracia é impensável sem veículos de comunicação de massa."
Para Sepúlveda, com a inserção forte da mídia eletrônica, a importância dos jornais aumentou. "Os jornais são hoje os veículos de formação de opinião", afirmou.
O ministro das Comunicações, Sérgio Motta, disse que o papel dos jornais no país é historicamente importante. "A imprensa no Brasil teve um papel excepcional na consolidação da democracia."
"Mesmo no período de transição para a consolidação democrática, ela tem um papel muito grande de denunciar as mazelas e a corrupção", afirmou Motta.
O vice-presidente da República, Marco Maciel, disse que "no próximo ano os jornais terão um papel fundamental para a sociedade, principalmente no campo político, com o avanço das reformas".
Para o governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), "a democracia é um conceito dinâmico, é como a liberdade, a solidariedade, não tem limite. Não há democracia sem informação".
O prefeito de São Paulo, Paulo Maluf, disse que "no Brasil se dá muito destaque para a especulação financeira. Por isso, quando a gente vê que empresas investem em tijolo, em vidro, em concreto, como nesse parque gráfico, a gente vê que essa empresa gera empregos e paga impostos. Estes são os investimentos úteis para o país".

Texto Anterior: Quais as perspectivas para o negócio jornal?
Próximo Texto: Qual o papel da imprensa na consolidação da democracia?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.