São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo reconhece mudanças

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) informou ontem que as mudanças feitas no projeto original do Sivam, tanto em relação ao preço quanto aos objetivos, são decorrentes de estudos sobre as necessidades da proposta.
A inclusão do sensoriamento remoto (controle de recursos naturais por intermédio de radares acoplados em aviões) é uma dessas alterações, segundo a secretaria.
A SAE afirma que o projeto original -Vigilam- previa somente o controle e vigilância do espaço aéreo, mas que, depois, o governo optou por incluir aspectos ambientais, de telecomunicações, entre outros.
A SAE confirma que tinha conhecimento de que o brigadeiro da reserva Ivan Frota havia enviado carta do presidente Fernando Henrique Cardoso reclamando de alterações no projeto original desenvolvido sob seu comando, durante os primeiros meses do governo Collor (1990-1992).
O Ministério da Aeronáutica, por meio de sua assessoria, informou que não iria se manifestar sob as declarações de Frota.
O ex-ministro Sócrates Monteiro, autor do pedido de estudos do Vigilam, trabalha como conselheiro militar do Brasil em Genebra, na Suíça.
A assessoria do chefe da Casa Militar, general-de-brigada Alberto Cardoso -que teria recebido a carta de Frota endereçada a FHC- disse que ele estava em São Paulo, onde não poderia ser localizado.

Texto Anterior: Conheça a carta de Frota
Próximo Texto: FHC fará o que o Senado decidir, diz ACM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.