São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blitz antifumo não multa supermercado

Fiscal só pede para apagar os cigarros

DA REPORTAGEM LOCAL

Ninguém foi multado ontem, no primeiro dia de fiscalização contra o fumo em supermercados. A Prefeitura de São Paulo se baseia em uma lei de 1976, que proíbe o fumo nesses locais.
Quem for pego fumando será multado em 10 UFMs (Unidades Fiscais do Município), equivalentes a R$ 387,40 em dezembro. Os supermercados também serão multados no mesmo valor.
A equipe de fiscalização da Sempla (Secretária Municipal do Planejamento) visitou ontem quatro hipermercados na zona oeste.
Foram encontradas quatro pessoas fumando, mas nenhuma delas foi multada, porque concordaram em apagar o cigarro depois de abordadas pelos fiscais.
Segundo Sérgio Moraes Petini, 38, coordenador da fiscalização, na primeira semana os fumantes serão orientados a apagar o cigarro. "A partir da próxima semana, quem for visto fumando será multado", afirmou.
A prefeitura vai multar ainda os supermercados que não tiverem placas com o aviso para não fumar. De acordo com Petini, a partir da próxima semana os supermercados devem ter placas de no mínimo 35x25 cm colocadas a cada 50 metros e em locais visíveis para não ser multados.
Os fumantes abordados ontem pelos fiscais se disseram favoráveis à medida.
O aposentado Geraldo Braga Campos, 63, que foi abordado pelos fiscais por estar fumando no Carrefour da Raposo Tavares, disse que não sabia da proibição.

Texto Anterior: Estado quer 'devolver' parque Villa-Lobos
Próximo Texto: Sede de juizados funcionará 24 horas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.