São Paulo, terça-feira, 5 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor anotou impressões sobre escritores

DA SUCURSAL DO RIO

Algumas impressões de Mencken, anotadas em seu diário:
"(Sinclair) Lewis, é claro, cometeu um grande erro ao não recusar o Nobel, tal como rejeitara (graças à minha sugestão), há algum tempo, o prêmio Pulitzer. Se tivesse chegado a tempo, teria tentado convencê-lo a fazer o mesmo".
"Talvez seja efetivamente um fato minha rapidez em livrar-me de amigos que me aborrecem. É uma lista comprida: Dreiser, (William Huntington) Wright, Nathan, Harry Barnes e por aí vai, para não mencionar outros velhos amigos. Mas não consigo evitá-lo. A vida é curta demais para alguém ser oprimido por amigos que exigem demais".
"(John) Dos Passos é um sujeito extremamente amistoso, embora pouco tenha a dizer. A consequência é que a outra parte precisa sustentar todo o peso da conversa. Nunca ouvi Dos Passos se aventurar numa discussão ou mesmo levantar uma idéia. No conjunto, meu breve encontro com ele foi amistoso, mas cansativo e despedi-me logo que possível.
"Hoje completa-se o centenário de nascimento de Friedrich Nietzsche. Caso seja lembrado em algum lugar da América será porque era um sujeito nocivo e inventor de todas as diabruras de Hitler. Não consigo ver muita esperança para este grande país cristão. Por toda minha vida, assisto sua sistemática decadência e, ultimamente, o ritmo acelerou-se com rapidez".
"Acredito que minhas oportunidades na Alemanha teriam sido, pelo menos, tão boas quanto foram aqui na América e, talvez, até bastante melhores. Nasci aqui, e do mesmo modo meu pai e minha mãe, e vivi todos os meus 62 anos aqui, mas ainda considero impossível adequar-me dentro dos padrões aceitos da vida e do pensamento americanos. Depois de todos estes anos, continuo um estrangeiro".

Texto Anterior: Diário de Henry Mencken chega ao Brasil
Próximo Texto: Bomba! Bomba! Pelé é PéhD em filhos!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.