São Paulo, sexta-feira, 8 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excel entregará hoje plano para Econômico

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O Banco Excel entrega hoje ao BC (Banco Central) e ao comitê do Proer (programa que incentiva fusões e aquisições bancárias) sua proposta de compra do conglomerado Econômico.
Apesar de a proposta incluir todo conglomerado, as participações do banco baiano em companhias não-financeiras (como as petroquímicas, por exemplo) serão rapidamente vendidas. O Excel quer ficar apenas com as empresas financeiras do grupo.
A proposta de compra estava sendo finalizada durante a noite de ontem na sede do Excel, em São Paulo. Os números que serão apresentados ao governo foram mantidos em sigilo.
Mas, segundo a Folha apurou, o Excel quer usar a linha de financiamento do Proer e espera que as negociações com o BC e com o comitê sejam iniciadas já na próxima terça-feira.
Pela proposta, o Excel (acionista majoritário) e um "pool" de bancos estrangeiros entram com o dinheiro suficiente para abrir as agências do Econômico.
O Excel espera, a partir da proposta, que vai servir de base para a negociação, conseguir ainda a adesão para o novo banco de fundações e do grupo Aliança da Bahia.
Tanto as fundações como o Aliança entrariam como sócios minoritários no empreendimento. Mas seu aporte de capital é que vai permitir o aumento das carteiras de empréstimo do Econômico.
O Aliança da Bahia, do empresário Paulo Sérgio Tourinho, é, atualmente, sócio minoritário do Econômico, com 30,78% de participação.

Texto Anterior: Chase e NorChem se unem no país
Próximo Texto: Importação de bens de capital manterá isenção; Fiat e Ford reajustam preço de seus carros; Programa do BNDES beneficiará calçadistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.