São Paulo, domingo, 10 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preços são de 94, diz secretaria

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos) afirmou que a Raytheon fornecerá microcomputadores de última geração a preços de mercado. De acordo com o órgão, o contrato considerou preços e modelos disponíveis na época da montagem do projeto, em 1994.
No primeiro contato com a Folha, a secretaria informou que a revisão dos modelos e preços dos micros está prevista na cláusula 20 do contrato com a Raytheon.
A reportagem confrontou a resposta da SAE com o contrato e constatou que o texto não tratava de atualização de preços e tecnologia.
A Folha perguntou se em vez da cláusula 20 a correta não seria a cláusula 19 ("Atualização tecnológica, modificações e fornecimentos adicionais").
A secretaria informou que não se tratava da cláusula 19 e afirmou que outro ponto do contrato tratava do assunto: anexo 20, parágrafo 10, página GG. Confrontado mais uma vez com o documento, a descrição do texto não correspondia.
No terceiro contato, a SAE retificou sua posição e afirmou que a cláusula 19 (item 19.1) do acordo comercial previa a renovação dos equipamentos.
Diz a cláusula: "A contratante (governo) poderá solicitar apresentação de propostas para modificações nos fornecimentos objeto deste contrato, inclusive quanto a configuração do sistema necessárias à implantação do Sivam. Se tais modificações forem tecnicamente recomendáveis e aceitas, serão executadas pela contratada (Raytheon) em condições de preço de pagamento e prazo de entrega a serem combinados de comum acordo."
A Folha comparou somente os preços dos equipamentos, sem levar em consideração os orçamentos de frete, seguro e instalação.

Texto Anterior: Computador do Sivam custa 55% a mais
Próximo Texto: FHC suspeita de conspiração de assessores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.