São Paulo, terça-feira, 12 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP estuda uva sem semente

DA REPORTAGEM LOCAL

Duas variedades de uva sem semente, importadas dos EUA, estão animando os pesquisadores da Estação Experimental de Jales (580 km a noroeste de São Paulo), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Maia e Marcos Antônio Fonseca Conceição, os dois pesquisadores da estação, esperam para 97 resultados mais conclusivos sobre a adaptação das duas variedades dos EUA às condições climáticas de Jales.
Para estudar e desenvolver variedades de uva sem semente, a Embrapa criou dois programas de pesquisa.
Um deles é o que pesquisa a adaptação de variedades estrangeiras.
O outro programa, de melhoramento genético, tem como objetivo criar novas uvas sem semente oriundas de cruzamentos entre diversas variedades.
Os cruzamentos são feitos em Bento Gonçalves e as mudas, enviadas para a estação de Jales.
Em dez anos, a Embrapa pretende concluir o desenvolvimento das primeiras variedades de uva sem semente apropriadas para o cultivo na região de Jales, uma das principais produtoras de uva de mesa no país.
Os produtores da região querem abrir mercado nos EUA, onde o consumidor dá preferência à uva sem semente.
Eles também esperam ocupar uma fatia do mercado interno de uvas, com a fruta sem semente, que recebe preços superiores à fruta com semente.
No programa de melhoramento genético, os cientistas tentam cruzar uvas com características diferentes, que, no futuro, resultem em variedades sem semente com alto teor de açúcar e cachos e bagas grandes.
Os cientistas também querem desenvolver variedades resistentes à desgrana (desgarramento das bagas dos cachos) e a doenças provocadas por fungos.

Texto Anterior: Lucro pode alcançar 240%
Próximo Texto: Prêmio do café; Hegemonia mineira; Os cinco melhores; Qualidade; Mercado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.