São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País é tema de suplemento

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

O "Diário do Povo, jornal oficial do Partido Comunista chinês, circula hoje com suplemento de quatro páginas sobre o Brasil, organizado pela embaixada brasileira em Pequim. É a primeira vez que o "Diário traz um encarte dedicado exclusivamente a um país.
O trabalho de divulgação da embaixada também inclui uma edição em chinês do livro "Raízes do Brasil, de Sérgio Buarque de Holanda, e que conta com prefácio do presidente Fernando Henrique. O lançamento será hoje.
A edição de ontem do "Diário do Povo trouxe foto de FHC na primeira página, acompanhando texto informativo sobre a viagem e com a biografia do presidente.
O jornal oficial em inglês, "China Daily, também reservou espaço em sua primeira página para as relações bilaterais. Sob o título "Acordo sino-brasileiro leva de carona à era espacial, o texto fala da cooperação entre os dois países para a construção de satélites.
O suplemento no "Diário do Povo de hoje teve seus gastos cobertos com anúncios de empresas brasileiras. Entre os anunciantes estão a Varig, banco Bamerindus, construtoras Andrade Gutierrez, Mendes Júnior e CBPO.
Embora o jornal chinês tenha uma tiragem que atinge até 3 milhões de exemplares, serão distribuídos 250 mil suplementos apenas nas edições dirigidas às cidades de Pequim, Xangai e Tianjin.
O suplemento traz o nome do jornal em vermelho, em caracteres chineses e em letras latinas (Renmin Ribao). Na primeira página, uma mensagem de FHC à população da China.
O lançamento da edição chinesa de "Raízes do Brasil está marcado para as 14h de hoje (4h de Brasília), quando da palestra de FHC na Academia de Ciências Sociais da China. No prefácio, o presidente qualifica o livro de Sérgio Buarque de Holanda como "uma referência obrigatória para os que querem conhecer o Brasil.
O livro, com 178 páginas, não será vendido. A embaixada planeja distribuir a tiragem de 10 mil exemplares, enviando, por exemplo, dois volumes a cada universidade chinesa.

Texto Anterior: FHC escala muralha e ganha certificado
Próximo Texto: Poder na China é partilhado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.