São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Anistia esperava 'coragem'

DA REPORTAGEM LOCAL

Carlos Alberto Idoeta, diretor da Anistia Internacional no Brasil, disse estar "decepcionado" com a posição de Fernando Henrique sobre direitos humanos na China.
"Esperávamos que o presidente tivesse uma postura corajosa de apresentar ao governo chinês uma posição de intransigência às perseguições aos presos de consciência", disse.
Para o diretor da Anistia, a postura de FHC "foi muito tímida e marcada pelo pragmatismo comercial" de seu governo.
"Esperava que a diplomacia do governo de Fernando Henrique acompanhasse o arrojo que está apresentando em outras áreas", disse. Citou como exemplo a própria política de direitos humanos que FHC tem adotado no país.
Idoeta disse que não se surpreendeu com a posição de FHC. Anteontem à noite assistiu entrevista do presidente na TV com afirmações "claudicantes" sobre a soberania da China.
O reverendo presbiteriano Jaime Wright considerou "lamentável" a posição de FHC. "Ao mesmo tempo em que, no Brasil, ele procura construir uma fachada bonita para os direitos humanos, adota do outro lado do mundo uma posição secundária para essa questão".

Texto Anterior: Empresas de parlamentares foram beneficiadas por fundo
Próximo Texto: Salário de 1.760 servidores ultrapassa limite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.