São Paulo, sexta-feira, 15 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados colombianos livram Samper do risco de impeachment

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma comissão parlamentar colombiana absolveu o presidente Ernesto Samper das denúncias de envolvimento com o narcotráfico que pesavam contra ele. Samper poderia até sofrer impeachment.
Apenas um entre os 15 membros do comitê considerou conclusivas as provas contra o presidente. Ao longo deste ano, surgiram gravações e o testemunho de um ex-tesoureiro da campanha eleitoral de Samper trazendo indícios de que o cartel de Cali (tráfico de drogas) financiara parte da campanha, no ano passado.
Ontem, a Corte Suprema de Justiça da Colômbia ordenou a prisão do senador Alberto Santofimio Botero, do Partido Liberal (de Samper). Segundo porta-voz do tribunal, sua prisão foi pedida depois que uma investigação preliminar encontrou provas suficientes para acusá-lo.
Botero teria recebido cheques do cartel de Cali. Ele é o segundo congressista envolvido no caso.
O presidente colombiano, apesar da força das denúncias, acabou não sendo envolvido no caso. As razões são mais políticas do que jurídicas: 11 dos 15 deputados da comissão são do Partido Liberal.
O vice-presidente da comissão, Jorge Humberto Mantilla, disse que o processo pode ser reaberto se novas provas surgirem.
As investigações já duram quatro meses. O procurador-geral da República, Alfonso Valdivieso, continua buscando provas que possam incriminar o presidente.
Por conta das denúncias, o ex-ministro da Defesa Fernando Botero Zea renunciou e foi preso.

Texto Anterior: ONU e Unita absolvem brasileiros em Angola
Próximo Texto: Combate na Bósnia marca assinatura de paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.