São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Supermercados de SP têm reajuste de 0,71%

MAURO ZAFALON
DA REDAÇÃO

Quem retardou suas compras de Natal pode gastar mais. Os supermercados e hipermercados de São Paulo promoveram uma série de reajustes de preços nesta semana.
Em média, os aumentos foram de 0,71% nos supermercados e de 1% nos hipermercados. Na primeira semana do mês, os reajustes tinham sido mais moderados: 0,23% e 0,33%, respectivamente.
Exceto carnes e de derivados de leite, todos os setores tiveram tendência de alta. É o que mostra pesquisa do Datafolha em 18 supermercados e 18 hipermercados.
Firmino Rodrigues Alves, presidente em exercício da Associação Paulista de Supermercados, diz que, "apesar da guerra de preços no setor, os aumentos foram necessários. São repasses de reajustes promovidos pela indústria".
A puxada de preços foi forte. Dos cem produtos pesquisados, 22 tiveram reajustes acima de 2% em apenas uma semana. A inflação dos últimos 30 dias, medida pela Fipe, é de 1,11%.
Os reajustes das últimas semanas colocam os supermercados e hipermercados com variação média de preços acima da inflação.
Desde o início de novembro, os consumidores paulistanos estão pagando 3,1% mais pelos produtos comercializados em supermercados. Nos hipermercados, os aumentos foram de 4,1%, segundo a pesquisa do Datafolha.
A pesquisa coleta preços de cem itens nos setores de alimentação, produtos de higiene e de limpeza.
Dois produtos do setor agrícola lideraram as altas da semana nos supermercados, ambos com reajustes de 14%: feijão e tomate.
Outra pesquisa do Datafolha mostra que os alimentos básicos tiveram reajustes médios de 0,57% na semana. A queda do preço das carnes bovina e suína compensou, em parte, o aumento do feijão.

Texto Anterior: Redes são acusadas de 'dumping'
Próximo Texto: Bolsa cai e juro recua no mercado futuro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.