São Paulo, sábado, 16 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina limita interbancário

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

O BCRA (Banco Central da República Argentina) colocou em prática medidas para dificultar aos pequenos bancos a obtenção de empréstimos interbancários.
Esse tipo de crédito é buscado pelos bancos quando não conseguem fechar com equilíbrio a compensação de seus movimentos do dia. É uma alternativa para não recorrer ao próprio banco central.
O BCRA proibiu que os bancos pequenos dêem títulos públicos como garantias para obter empréstimos interbancários ("call money") ou para operações de passe.
Esses mecanismos haviam sido criados em março deste ano, quando os depósitos no sistema financeira atingiram os patamares mais baixos devido à crise mexicana.
A Folha apurou que as medidas do BCRA foram recebidas com certa reserva pelo mercado financeiro. Segundo uma das interpretações correntes, o objetivo do governo é promover uma maior concentração do mercado.
(DCM)

Texto Anterior: Crimes fiscais e extinção da punibilidade
Próximo Texto: BC diminui o valor do déficit público
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.