São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Loyola, conclusão será antes do dia 30

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Banco Central, Gustavo Loyola, disse que a negociação para refinanciar a dívida do governo de São Paulo com o Banespa deve estar concluída antes de 30 de dezembro.
Ele não quis dar detalhes sobre os termos do acordo, mas disse que metade da dívida de R$ 14 bilhões provavelmente será refinanciada com a emissão de títulos do Tesouro Nacional.
O Raet (Regime de Administração Especial Temporária), nome oficial da intervenção federal, será renovada apenas por uma questão operacional, disse.
Histórico
O Banespa está sob intervenção desde 30 de dezembro do ano passado porque não conseguiu cobrir mais o seu rombo de caixa no final do dia sem auxílio das linhas de redesconto do Banco Central.
Os técnicos do BC ajudarão a fazer a troca da dívida e o Raet deverá durar aproximadamente dois ou três meses depois da renegociação da dívida.
Esta administração com a participação do BC não impede o governo de São Paulo reassuma a direção do Banespa, nomeando a diretoria.
Inquérito
O Ministério Público de São Paulo pediu, no final da tarde de ontem, a quebra do sigilo bancário de todas as pessoas físicas e empresas que tenham feito empréstimos junto ao Banespa para comprar ações da Cosipa (Companhia Siderúrgica Paulista).
O objetivo do pedido, que tem que ser analisado pela Justiça, é descobrir se houve alguma irregularidade ou favorecimento na concessão de empréstimos.
Segundo despacho do procurador-geral José Emmanuel Burle Filho, todos os recibos e extratos de transações relacionadas com a Cosipa entre 1º de outubro de 1991 e 31 de outubro de 1992 serão checados.
Todas as denúncias sobre irregularidades em empréstimos e uso político do banco estadual paulista vêm sido investigadas pela Justiça Federal em São Paulo.
Na semana passada, 37 diretores do Banespa foram incluídos em quatro denúncias do Ministério Público à Justiça por supostas irregularidades em empréstimos.

Texto Anterior: Covas envia proposta para sanear Banespa
Próximo Texto: Betinho ataca governo e empresários de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.