São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pará tenta reduzir morte de crianças

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Municípios do sul do Pará deram início a uma ação conjunta para reduzir os níveis de mortalidade infantil na região.
Convênio assinado pela Amat (Associação dos Municípios do Araguaia e Tocantins) com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) destinará R$ 51 mil para treinamento e melhoria no atendimento de parto e pré-natal.
Além disso, a associação vai financiar no próximo ano a construção de "incubadoras regionais", mais baratas que as importadas, normalmente utilizadas.
As incubadoras são usadas no tratamento de crianças nascidas fracas, doentes ou prematuras. As incubadoras regionais custam R$ 2.500 -seis vezes menos que as importadas-, embora não tenham a mesma eficácia em casos graves.
No sul do Pará, em cada mil crianças, 50 morrem antes de completar 2 anos. O índice é superior à média do Estado, que, segundo a secretária de Saúde Elisa Vianna Sá, é de 37 por mil.
Apesar de o acordo ter sido feito diretamente entre municípios e Unicef, a Secretaria Estadual de Saúde vai apoiar a iniciativa.

Texto Anterior: Prefeitura disputa com Ibama posse de animal
Próximo Texto: Cordão umbilical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.