São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Abecip quer a poupança vinculada a CDB

DA REPORTAGEM LOCAL

Para que a poupança volte a atrair investidores e, portanto, sirva para alavancar recursos para o financiamento habitacional, será necessário atrelar, usando um índice fixo, o rendimento da caderneta ao ganho dos CDBs (Certificados de Depósito Bancário).
Essa é a proposta que foi encaminhada pela Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) à direção do BC (Banco Central), que tem a tarefa de estabelecer as regras de cálculo das aplicações financeiras.
Hoje, o rendimento das cadernetas de poupança oscila -com relação ao rendimento dos CDBs- e, com as taxas de juros em queda, os CDB acaba se tornando mais rentável.
Isso fez com que, nos últimos quatro meses, a caderneta de poupança tivesse um saldo líquido negativo, ou seja, os saques superaram os depósitos.
Nos primeiros dez dias de dezembro, por conta do pagamento do 13º salário, essa situação se inverteu e o total de depósitos cresceu R$ 391 milhões.
A proposta da Abecip é que a caderneta de poupança renda sempre entre 80% e 85% do rendimento médio dos CDBs dos 30 maiores bancos. Cabe ao BC, mais especificamente ao diretor de Normas da instituição, Cláudio Mauch, definir o índice.
A Abecip encaminhou ao governo federal uma proposta de projeto de lei para reestruturar o Sistema Financeiro Habitacional, criando o Sistema Financeiro Imobiliário.
Entre os pontos da proposta, está a repactuação anual dos contratos entre o comprador do imóvel e o agente financeiro.
Segundo a proposta, o comprador só teria o imóvel transferido para o seu nome quando toda a dívida fosse paga.
Para Anésio Abdala, presidente da Abecip, o SFI deve estar operando a partir do segundo semestre de 96.

Texto Anterior: Vestuário produz mais e fatura menos em 95
Próximo Texto: Metade das pequenas empresas é inadimplente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.