São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995 |
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Mercedes prevê novas demissões e queda de produção e vendas em 96
ARTHUR PEREIRA FILHO
O objetivo é reduzir custos e aumentar a produtividade. O processo de desverticalização -transferência para fornecedores da produção de peças e serviços que antes eram executados pela própria fábrica- não será interrompido. O índice de verticalização, que já chegou a ser de 55%, deve cair dos atuais 48% para 35% em 95, diz Rolf Eckrodt, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. Isso vai representar, segundo Eckrodt, uma economia de cerca de US$ 110 milhões em 96. Luiz Adelar Scheuer, diretor de Recursos Humanos da montadora, diz que ainda não é possível saber quantas pessoas ficarão sem emprego. A empresa, segundo Scheuer, pretende incentivar demissões voluntárias e a aposentadoria antecipada. Em 95, a Mercedes já reduziu o seu quadro de pessoal em 12%. Tinha 16.090 funcionários no final de 94, agora possui 14.130. Exportações em queda A Mercedes-Benz vai produzir 5% menos caminhões e ônibus em 96 em comparação com este ano. As vendas para o mercado interno devem cair 7% e as exportações serão 9% inferiores a 95. As previsões, segundo Eckrodt, são "realistas" e foram feitas com base no "patamar do segundo semestre", quando houve "queda excepcional das vendas". Este ano, a produção cresceu 2% e as vendas internas, 12%, por causa do bom desempenho do primeiro semestre. As vendas para o exterior caíram de 14.621 unidades em 94, para 8.500 este ano, uma redução de 42%, por causa da defasagem cambial e da crise econômica dos dois maiores mercados da montadora, México e Argentina. A Mercedes-Benz anunciou que deve investir no país, entre 1996 e o ano 2000, US$ 830 milhões. Desse total, US$ 400 milhões serão aplicados na nova fábrica de automóveis. Texto Anterior: Dívida de R$ 564 suspende ações de empresa Próximo Texto: Savisa investe US$ 136 milhões em fábrica de vidro em Taubaté Índice |
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