São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
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Savisa investe US$ 136 milhões em fábrica de vidro em Taubaté

MÁRCIA DE CHIARA
DA REPORTAGEM LOCAL

A partir do último trimestre de 97, uma nova empresa vai dividir o mercado nacional de vidro plano com o produto importado e com a Cebrace, atualmente a única fabricante no país.
Trata-se da Savisa (São Paulo Vidro Plano S/A), uma joint venture (associação) anunciada ontem entre a Fanavid (Fábrica Brasileira de Vidros de Segurança) e a empresa belga Glaverbel, especializada em vidro plano para automóvel.
Na nova empresa, a Fanavid tem participação majoritária (64%), enquanto a sócia Glaverbel fica com 36% das ações.
Serão investidos US$ 136 milhões na construção da fábrica da Savisa em Taubaté (SP), que deve gerar mil empregos (300 diretos e 700 indiretos).
Cerca de US$ 88,7 milhões serão financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e um grupo de bancos pela Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), acrescida de juro de 6% ao ano.
Os US$ 11,3 milhões restantes serão obtidos como crédito junto aos fornecedores de máquinas para a indústria, diz Eduardo Teixeira, consultor do empreendimento.
A unidade de produção vai ocupar uma área de 500 mil metros quadrados e começa a ser construída no início de 96, mas só vai funcionar no último trimestre de 97.
Ela tem capacidade de produzir 150 mil toneladas de vidro plano por ano, ou 33% da capacidade instalada hoje no país.
Mercado
O mercado nacional de vidro plano, usado principalmente na construção civil (65%) e na indústria automobilística (30%), consome hoje 400 mil toneladas/ano. O preço médio do produto gira em torno de US$ 700 por tonelada.
Em função dos novos projetos de investimento da indústria automobilística e das perspectivas de crescimento do Produto Interno Bruto (medida de riqueza da economia) do país, diz Teixeira, o mercado potencial para vidros planos no Brasil é muito grande.
A estimativa é que, nos próximos cinco anos, o consumo nacional e as exportações de vidro plano girem em torno de 750 mil toneladas/ano. Segundo o consultor, a produção vai estar nas mãos de cinco fábricas até o ano 2000.
A Fanavid, especializada em vidros de segurança e de propriedade da família Mansur Farhat, faturou US$ 50 milhões em 94.
A belga Glaverbel, com sede em Bruxelas, é controlada pela gigante japonesa Asahi Glass, que faturou em 1994 US$ 12 bilhões. A Glaverbel vendeu US$ 1,250 bilhão no mesmo período.

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