São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Municipal do Rio faz seleção de bailarinos

Integrantes do corpo de baile protestam contra avaliação

DA SUCURSAL DO RIO

A direção do Teatro Municipal do Rio começou ontem a seleção de novos bailarinos no auge de um impasse com os bailarinos atuais que provocou o cancelamento da temporada de balé para 1996.
Os 80 bailarinos do Teatro resistiram ao teste de avaliação marcado para o último fim-de-semana. Eles conseguiram na Justiça do Trabalho liminar permitindo que o teste não fosse obrigatório.
A justificativa da Associação do Corpo de Baile foi de que os critérios do teste não foram divulgados. Os bailarinos argumentaram também que não tiveram tempo de se preparar para a avaliação porque estavam envolvidos com o espetáculo "La Fille mal Gardée", em cartaz até semana passada.
A avaliação foi idéia do diretor do teatro, Emílio Kalil, e do novo diretor do corpo de baile, Jean Yves Lormeau, contratado em dezembro. A temporada de balé prevista para o ano que vem incluía quinze espetáculos.
Mais de dez coreógrafos foram convidados para a avaliação, entre eles John Clifford, do balé Balanchine Trust, a ex-bailarina Rossela Hightower, Claude Bassy, diretor da Ópera de Paris e o Rodrigo Pederneiras, do grupo Corpo.
Por solicitação dos bailarinos, o teste acabou sendo substituído por uma aula, e a avaliação foi cancelada. A liminar, obtida há dois dias, acabou precipitando a crise.
"Não aceitamos uma avaliação feita num dia. Lormeau chegou há mais de um mês e poderia ter nos avaliado. Toda a temporada de 'La fille' foi feita sob tensão", disse a presidente da Associação do Corpo de Baile, Ana Quevedo, 39.
A direção do Municipal divulgou nota informando sobre o cancelamento da temporada. Segundo a nota, não há previsão de nova seleção do atual corpo de baile por dificuldades de agenda dos integrantes da banca de seleção.

Texto Anterior: Folha e PUC fazem parceria
Próximo Texto: Nélson Gonçalves lança coletânea
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.