São Paulo, quinta-feira, 21 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aprenda a vida ao conhecer o leste de Cuba

ROBERTO COSSO
LINO BOCCHINI

ROBERTO COSSO; LINO BOCCHINI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A porção oriental de Cuba (leste da ilha caribenha), apesar de ser pouco conhecida pelos viajantes brasileiros, oferece muitos atrativos turísticos.
A região é formada por duas Províncias que têm o mesmo nome de suas capitais: Santiago de Cuba e Guantánamo.
Santiago de Cuba é a segunda maior cidade cubana e a mais colonial delas.
Ali se encontra grande parte das influências européias na América colonial, além do início da história da independência e da revolução cubanas.
A primeira tentativa de fazer a revolução foi o que os cubanos chamam de assalto ao quartel Moncada -que fica em Santiago.
A luta militar propriamente dita começou na Sierra Maestra, que divide as duas Províncias.
A Província de Guantánamo é a mais distante de Havana (910 km) e abriga a base naval norte-americana, onde estão confinados balseiros cubanos e haitianos.
Conhecer o oriente de Cuba é aprender uma parte do mundo.
Preços
Alguns preços em Cuba são diferenciados: turista paga mais caro. Muitas vezes, o que o cubano compra em pesos, o turista compra em dólares norte-americanos, o que significa até 30 vezes mais.
Mesmo assim, Cuba é mais barata do que outros países do Caribe e do que o Brasil.
O único produto que turistas eventualmente podem comprar em pesos são livros. Existem livrarias que vendem em pesos e as que vendem em dólares -bem melhores e mais caras.
As livrarias que vendem em pesos têm pouca variedade, mas o equivalente a R$ 10 compra, por exemplo, uma coleção completa de José Martí (herói da independência), com mais de 50 volumes encadernados.

LEIA MAIS
Sobre Cuba às págs. 6-18 e 6-19

Texto Anterior: Restaurantes têm ceia com sashimis e trufas
Próximo Texto: Comida revela os costumes de Santiago
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.