São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É cedo para fazer previsão, diz SRB

Setor quer antes solução para dívida

DA REPORTAGEM LOCAL

É cedo para dizer que a safra do ano que vem terá mais crédito. Antes, o setor tem problemas a resolver. Essa foi a opinião de especialistas no assunto , consultados pela Folha ontem.
"Primeiro temos de fazer a securitização da dívida. Depois colher a safra sem que o governo importe comida subsidiada e comercializar a produção com mecanismos adequados. Só depois vamos pensar no crédito da próxima safra", reagiu Roberto Rodrigues, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB).
Segundo Rodrigues, só a securitização (transformação de parte da dívida rural atrasada em títulos do governo federal) envolve R$ 7 bilhões -mais que o dobro de tudo que o Banco do Brasil emprestou ao campo em 1995.
A equipe econômica ficou de definir a securitização em janeiro, mas as lideranças rurais -Rodrigues incluído- têm dúvidas de que sairá uma decisão.
Osias Costa, diretor de crédito rural da Febraban (Federação Brasileira das Associações de Bancos), reagiu com espanto à informação dada pelo diretor do Banco do Brasil: "Como ele pode fazer uma previsão dessas para outubro do ano que vem?".
Ele acredita que o crédito vindo do exterior vai mesmo aumentar, porque o país terá "um pouco mais de tempo e experiência". Mas cabe ao governo definir os recursos internos, afirmou.

Texto Anterior: BB espera mais crédito externo em 1996
Próximo Texto: Juros custam 406% a mais que o crédito rural
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.