São Paulo, sexta-feira, 22 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequim proíbe fumo em lugares públicos

JAIME SPITZCOVSKY
DE PEQUIM

Pequim vai proibir fumar em alguns locais públicos a partir de 15 de maio de 1996. Quem for flagrado fumando em hospitais, escolas, teatros, rodoviárias, estações e aeroportos terá que pagar uma multa de 10 yuans (US$ 1,2).
A lei foi aprovada ontem pelo Congresso do Povo de Pequim (Câmara Municipal). Mas há dúvidas quanto às chances de se aplicar a proibição.
Outras cidades chinesas, como Xangai, Shenyang e Wuhan, já contam com lei semelhante e mostram dificuldades para fiscalizar tantos locais e aplicar a multa.
A China representa o maior mercado consumidor de cigarros do mundo. Tem mais de 350 milhões de fumantes (29% da população), que consomem 150 bilhões de cigarros por ano. Tal quantia corresponde a 30% do consumo mundial, num país dono de 23% da população do planeta.
O número de fumantes na China cresce 2% ao ano, segundo estimativas publicadas por jornais.
Um hábito chinês favorece a expansão do número de fumantes. Quando dois homens se encontram, um deles costuma sacar primeiro o maço e oferecer um cigarro, em um gesto de boas-vindas.

Texto Anterior: Comunistas exigem Presidência da Duma
Próximo Texto: França propõe acelerar atividade econômica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.