São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eletricidade eleitoral

Na disputa pela Prefeitura de Florianópolis, em 54, a UDN tinha uma preocupação: neutralizar a ação política de Antônio Antunes da Cruz, funcionário municipal e antigo líder do PSD no distrito de Ribeirão da Ilha.
Os udenistas conseguiram a transferência de Cruz para uma função no centro da cidade. O plano: como o transporte até o afastado distrito era difícil, Cruz teria que ficar no centro durante toda a semana, retornando à sua base política somente no sábado à noite.
E, sempre em busca de votos no distrito, o governo da UDN fez chegar até lá a eletricidade.
Abertas as urnas, no entanto, o PSD venceu ali com larga margem. Os líderes da UDN não entendiam o que havia acontecido. Um udenista foi perguntar a Cruz.
Sorrindo, o líder do PSD explicou: a UDN fizera a linha de transmissão de eletricidade chegar ao distrito, mas ele havia trabalhado aos domingos para ajudar os moradores a fazer a instalação dentro das casas. E tripudiou:
- Vocês fizeram a obra, mas quem atendeu o povo fui eu.

Texto Anterior: Questão internacional; Orientação; Para viabilizar; Recordar é viver; Nada de novo; Novas regras; Aos socialistas; Reza; "Globe-trotter"
Próximo Texto: 'Não adianta me pressionar', diz corregedor da Câmara
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.