São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
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Hyatt adota o franchising

MARCELO CHERTO

Antes de mais nada, aos leitores desta coluna desejo um feliz Natal! Que nesta data em que comemoramos o aniversário de Jesus Cristo, Deus nos abençoe a todos. E nos dê forças e criatividade para prosperar e fazer deste país a grande potência que ele tem tudo para ser.
Depois de haver resistido por décadas, a rede americana de hotéis Hyatt resolveu seguir o caminho de seus maiores concorrentes, como Hilton, Holiday Inn (que tem pelo menos seis ou sete conceitos sendo atualmente franqueados), Promus (Embassy Suites, Hampton Inns e outros conceitos), Sheraton, Carlson (hotéis Radisson e Country Inns), Choice (Comfort Inns, Econo Lodge, Quality Inns e outras marcas) e Marriot e criou uma subsidiária, a Hyatt Franchise Corporation, para cuidar do assunto.
Sua primeira franquia resultou na conversão do Pier 66, um "resort" fantástico situado em Fort Lauderdale, na Flórida, onde ficaram hospedados por duas noites os graduados da Franchising University que participaram da última viagem aos Estados Unidos promovida por essa entidade.
Até então, esse hotel, que fica cercado por uma das marinas mais bonitas que já vi, com iates que parecem prédios de apartamentos, de tão grandes, vinha operando como uma franquia Crowne Plaza Resort (o topo de linha da Holiday Inn). Como se vê, as "trocas de bandeira não acontecem apenas no Brasil e muito menos são uma exclusividade dos postos de gasolina e das lojas de cosméticos e perfumes.
Para o franqueado de uma companhia hoteleira, seja ela qual for, é vital receber do franqueador apoio e orientação constantes nas seguintes áreas, todas críticas para o sucesso e a consolidação de um hotel: marketing e vendas; reservas; recrutamento, seleção, treinamento e motivação do pessoal, inclusive e especialmente para gerência e supervisão; e consultoria de campo permanente. O mero direito de botar a marca da rede na fachada e nos impressos, sinceramente vale pouco, ou quase nada.
Um dos benefícios mais importantes que um franqueador desse ramo que se preze oferece a seus franqueados é o suporte de uma consultoria de campo atuante e bem preparada. O pessoal de campo tem papel importantíssimo no processo de assegurar que toda a rede alcance e mantenha o mesmo nível de qualidade nos serviços que presta aos clientes, o que é vital para a imagem da marca e da franquia.

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