São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
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Com estabilização, feiras crescem 15% neste ano

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As feiras, como centro de comércio, existem há mais de 2.000 anos no mundo. Mas neste ano, no Brasil, elas ganharam status de importante instrumento de vendas.
"Este foi o melhor ano no faturamento dos promotores de feiras e eventos", diz Omar Guazzelli, presidente da Guazzelli Associados, empresa promotora de feiras. Guazzelli não revela, contudo, quando foi faturado.
"O número de feiras e eventos cresceu 15% neste ano e, com a estabilização, deve aumentar a mesma porcentagem em 1996", diz Sérgio Camillo de Camargo, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos.
Essa previsão de aumento empolga todas as atividades ligadas ao evento, como hotéis, restaurantes, táxis etc.
Citando dados da Embratur (Empresa Brasileira de Turismo), Camargo diz que o turista que viaja para participar de eventos gasta por dia entre US$ 180 e US$ 200 na cidade, enquanto o turista convencional despende US$ 70.
Em São Paulo, diz Camargo, apenas os eventos no Anhembi, o maior centro de feiras da América Latina, movimentam 40% da ocupação hoteleira da cidade.
Quanto ao volume de negócios, a estimativa é que cada feira movimente, em média, o equivalente entre dois e três meses de faturamento do setor. O cálculo baseia-se em contratos fechados no local e até médio prazo.
"Muitas vezes, os contratos não são fechados durante o evento, mas a feira marca o início da negociação entre empresa e cliente", diz Caio Alcântara Machado, da tradicional Alcântara Machado.
A potencial das feiras pode ser medido pela porcentagem de ocupação hoteleira. "Na média nacional, 15% da ocupação dos hotéis são de eventos; nos EUA, esta média chega a 25%", diz Camargo.
A estabilidade econômica é um dos fatores que explicam o crescimento das feiras neste ano.
"Com a estabilidade, as empresas passaram a valorizar melhor os seus investimentos em marketing", diz Guazzelli.
Hans-Gerd Neglein, que promoveu em novembro uma feira de tecnologia alemã em São Paulo, explica: "Com a feira, o empresário pode encontrar todos os seus clientes em um curto espaço de tempo e com um investimento relativamente inferior às demais ações de marketing".

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