São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
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Xampus anticaspa ampliam seu mercado

SYDNEY MANZIONE JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Algumas categorias de produto são exemplos clássicos da segmentação de mercado.
Dentre essas categorias, o xampu se sobressai, talvez até por ter sido uma das primeiras classes de produto a se utilizar do conceito de segmentação.
Tipos
Começou por segmentação por tpdo de cabelos, por tipo de uso, até chegar aos dois e três em um (xampus que combinam a ação de limpeza normal com condicionador de cabelos, com ação anticapsa ou com os dois).
Em alguns casos, as segmentações crescem mais do que o total das categorias até atingirem seu "volume ideal" para, depois, crescerem nas mesmas taxas do total.
Anticaspa
No caso citado, existe, já há muito tempo, o segmento de xampus anticaspa que, parece, foi redescoberto nos últimos anos.
Impulsionado por lançamentos, inclusive com marcas tipo "premium price" ou seja, marcas de preço mais alto, com apelos mais sofisticados.
Por propaganda, o segmento vem crescendo em volumes, aumentando sua participação em relação a xampus totais.
Parece que segmentar continua sendo a ordem do dia, mesmo que seja reativando segmentos já existentes.

SYDNEY MANZIONE JR Jr é gerente de atendimento da Nielsen

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