São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cineasta fez comédia sobre adoção

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

Woody Allen nega qualquer relação de seu novo filme com sua vida particular, mas é impossível assistir "Mighty Aphrodite" sem lembrar de sua ruidosa separação da atriz Mia Farrow.
O filme toca em vários dos temas que fizeram da separação do casal um escândalo internacional: um casal em crise, um filho adotivo, relacões extraconjugais.
Tudo se mistura, no entanto, de maneira surpreendente, resultando em uma comédia que não tem nada que ver com a tragédia real de Allen e Farrow.
A impressão que fica é que o diretor e ator quis pregar uma peça no público ávido por detalhes picantes de sua vida particular.
Allen juntou todos os elementos e inventou algo inesperado e original.
"Mighty Aphrodite" passa-se em dois planos. A história "real", filmada em Nova York, tem como personagem um pai adotivo, Lenny, que fica obcecado por conhecer a mãe verdadeira de seu filho.
"Ele é tão bonito. A mãe deve ser maravilhosa", pensa o pai, interpretado por Woody Allen. Ao encontrá-la, sua fantasia cai por terra.
A verdadeira mãe, Linda, interpretada por Mira Sorvino, é uma jovem prostituta e atriz de filmes pornográficos, "fútil e realmente estúpida", diz Woody Allen.
Lenny decide então fazer de tudo para mudar a vida de Linda.
O grande achado do filme está no coro grego, que representa uma tragédia paralela à vivida por Lenny e Linda.
As filmagens foram feitas em um antigo anfiteatro na cidade de Taormina, na Itália.
No decorrer do "Mighty Aphrodite, os dois planos misturam-se. Personagens do coro surgem de repente em Nova York e os nova-iorquinos vêem-se em pleno anfiteatro grego. Ao final, a tragédia transforma-se em comédia.
Em "Mighty Aphrodite", Allen exorcisa os fantasmas do final de sua relação com Farrow e faz um filme inteligente, engraçado, com ótimas interpretações e bons números musicais. (OD)

Texto Anterior: Woody Allen descobre Machado de Assis
Próximo Texto: 'Supercolosso' conquista pela ingenuidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.