São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chuvas matam pelo menos 3 em SC

CARLOS ALBERTO DE SOUZA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

Pelo menos três pessoas morreram e 19 estão desaparecidas em Santa Catarina em consequência das fortes chuvas que atingem o Estado. Os números são oficiais e foram divulgados ontem por prefeituras catarinenses.
A ligação rodoviária entre Porto Alegre e Florianópolis está cortada desde o início da noite de ontem. A Polícia Rodoviária fechou a BR-101, em Araranguá (SC), devido ao excesso de água na pista.
As cidades mais atingidas pela enchente, que começou na noite de sábado, foram a capital, Florianópolis, e Timbé do Sul e Jacinto Machado, no sul do Estado.
Duas mulheres morreram em Florianópolis, uma soterrada no desabamento de sua casa e outra arrastada pela água. O prefeito Sérgio Grando (PPS) disse à Agência Folha que os prejuízos na cidade foram de R$ 3 milhões. Ele decretou situação de emergência.
Um homem morreu em Timbé do Sul, onde o rio Figueira transbordou na noite de sábado, destruindo cerca de 20 casas. O prefeito, Iduíno Mondardo (PPB), disse que 16 pessoas estavam desaparecidas até ontem à tarde, uma delas um bebê de nove meses.
A assistente social da prefeitura de Jacinto Machado, Maria de Fátima Fraga Borges, disse ter recebido a informação de que duas pessoas morreram no interior do município, o que elevaria para cinco o número oficial de vítimas.
As autoridades municipais no sul de Santa Catarina estavam com dificuldades para apurar e divulgar as consequências da enchente porque a água bloqueou o tráfego de carros e a comunicação por telefone foi cortada.
No sul do Estado, as enchentes também atingiram as localidades de Praia Grande e Morro Grande. As plantações de fumo na região foram inundadas.
Além das casas arrastadas, em Timbé do Sul a água destruiu estufas usadas pelos agricultores para processar o fumo.
O governador Paulo Afonso Vieira (PMDB) reuniu-se no domingo com o prefeito Sérgio Grando para decidir as medidas no combate às enchentes.
A previsão do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) é de que as chuvas continuem hoje no Estado e melhorem a partir de amanhã.

Texto Anterior: D. Paulo celebra missa de Natal para 450 fiéis; O NÚMERO; Caminhoneiro foge após ficar 25 h em cativeiro; Câmara deve decidir se libera jet ski em praias; Intensificado combate à prostituição em estrada
Próximo Texto: Prefeito pede ajuda ao governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.