São Paulo, terça-feira, 26 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chilena já fez trajeto 20 vezes

BETINA BERNARDES
DA ENVIADA ESPECIAL AO CHILE

Muitos chilenos que embarcam no Terminal Rodoviário do Tietê em direção à Santiago já conjugaram na primeira pessoa, mais de uma vez, o verbo "aventurar".
Adriana Villarroel já fez a viagem São Paulo-Santiago mais de 20 vezes. Ela veio ao país pela primeira vez em 1975. Tinha 24 anos e seu objetivo era apenas turístico.
"Queria conhecer o Brasil. Gostei e fui ficando", diz.
"No começo, sentia dificuldade, não conseguia me comunicar direito, mas era tanta vontade de ficar que eu enrolava a língua e seguia em frente", conta.
Em São Paulo, se apaixonou por um capixaba. "Nos casamos e mudamos para Vitória (ES), para começar um negócio próprio."
Antes de se separarem, os dois tiveram uma filha, hoje como 8 anos de idade. Ela é o motivo atual para as duas viagens anuais de ônibus que Adriana faz ao Chile. "Ela mora em Santiago. O sistema educacional de lá é melhor."
Adriana agora não sabe se vai voltar de vez para sua terra. Ela é dona de um bazar em Vitória. "Estou acostumada com o Brasil, fiz uma vida aqui. É difícil se acostumar de novo no país da gente após 20 anos fora", afirma. "Sou mais velha, tenho uma filha, tem que ser tudo muito bem pensado. Não posso mais me aventurar como antigamente."
(BB)

Texto Anterior: Estudante viaja em busca do 'eu espiritual'
Próximo Texto: Motorista vai três vezes ao mês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.