São Paulo, quinta-feira, 28 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entre no clima ou esqueça o Moulin Rouge

EDSON FRANCO
DO ENVIADO ESPECIAL À FRANÇA

No Moulin Rouge, não há meio-termo. Ou você embarca no espírito kitsch da coisa ou se sente um peixe fora d'água, uma ilha parisiense cercada de turistas japoneses por todos os lados.
O que se vê hoje é um festival de grandiloquência decadente.
Submersas em plumas e paetês, bailarinas de passos fartos e seios parcos usam seus dotes em coreografias que a tudo estereotipam.
Cantores com voz impostada uniformizam um repertório que vai das valsas vienenses ao rock. Assim, as músicas árabe e francesa parecem ter saído do caldeirão do mesmo druida.
Mas há surpresas. Em determinado momento, um bailarino sobe ao palco montado em um cavalo árabe e dá um coice na mesmice.
Outro bom quadro é feito por três bailarinos que simulam um assalto. Dois deles são os ladrões e um é o xerife. Acrobacia e dança se misturam em um todo agradável e bem-humorado.
A noite no Moulin Rouge começa às 20h, com um jantar sofisticado. Mas, devido ao excessivo número de mesas, o delicioso salmão defumado pode chegar à sua mesa numa temperatura que não caracterizaria um estado febril.
Depois, entra em cena uma banda de três músicos, e tem início um baile onde vale quase tudo. Só não vale dançar homem com homem, mas há mulher com mulher.
O repertório é um primor de cafonice. Julio Iglesias e o pior Sinatra fazem fundo para que os cavalheiros exibam orgulhosos suas parceiras e suas gravatas largas com listras diagonais.
Feita a digestão, voltam todos para as suas mesas apertadas onde boa parte dos comensais chupa os dentes de forma estrepitosa, concorrendo em decibéis com os pratos do baterista.
A saída da turma que jantou e assistiu ao show tem de ser rápida. A ansiosa e glamourosamente vestida platéia que acompanhará o show da meia-noite já lota o saguão à espera de mesas vagas.

MOULIN ROUGE: 82, bulevar de Clichy, tel. 4606-0019. Ingressos a US$ 100 (só o show) e US$ 145 (show e jantar)

Texto Anterior: Gastronomia artesanal espanta o frio
Próximo Texto: Inverno realça a melancolia e arquitetura da capital tcheca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.