São Paulo, sábado, 30 de dezembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mangueira lança novo projeto para crianças

DA SUCURSAL DO RIO

O projeto social Vila Olímpica, da escola de samba Mangueira, começou a se desdobrar, com o lançamento ontem do Centro Sócio Cultural Barracão Mangueira, de apoio a crianças carentes do Rio.
A festa de lançamento no barracão da Mangueira, na praça Onze (centro), contou com a presença do ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Com apoio de empresas privadas, do ministério e do governo do Estado, o projeto pretende, inicialmente, dar orientação educacional, esportiva e profissionalizante para 200 crianças e adolescentes.
Os trabalhos deverão começar na segunda quinzena de janeiro. Haverá postos de saúde e do Juizado de Menores para a retirada de documentos, cursos esportivos, educativos e profissionalizantes, como de datilografia, entre outros.
O Centro Sócio Cultural Barracão Mangueira foi planejado para funcionar como uma espécie de extensão, em menor escala, do projeto Vila Olímpica, implantado em terreno de 35 mil m2perto do morro da Mangueira (zona norte).
Com nove anos e contando com o apoio de empresas privadas, como a Xerox, a Vila Olímpica atende 4.000 crianças e adolescentes da Mangueira. Segundo o juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Siro Darlan de Oliveira, que ontem esteve no lançamento do centro, a Vila Olímpica vem mostrando resultados animadores, pois há seis anos o Juizado não registra casos envolvendo adolescentes infratores da Mangueira.
"Os traficantes agora estão importando crianças de outras comunidades, uma vez que as da Mangueira, por estarem inseridas nesse projeto socioeducativo, não participam da delinquência infanto-juvenil", afirma.
Pelé é outro entusiasta do projeto da escola de samba. "A Mangueira já provou que, em parceria com empresas privadas, como a Xerox, podemos fazer um trabalho social muito grande neste país, principalmente para as crianças."
Pelé, a direção da Mangueira e representantes do governo estadual afirmaram não ter ainda idéia dos recursos que serão destinados ao novo projeto da escola de samba.

Texto Anterior: Amuletos estranhos garantem ano bom
Próximo Texto: Unicamp demite docente por justa causa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.