São Paulo, quarta-feira, 1 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FMI monitora contas públicas na Argentina

SÔNIA MOSSRI

Missão do FMI chegou ontem a Buenos Aires para monitorar as contas públicas. O ministro da Economia, Domingo Cavallo, necessita do apoio do FMI para reduzir a desconfiança dos investidores em relação ao programa de estabilização.
Dois meses antes da crise mexicana, Cavallo dispensou empréstimos do FMI por causa da impossibilidade de cumprir metas de superávit fiscal acertadas com o fundo.
Essa atitude de Cavallo e a desvalorização do peso mexicano provocaram suspeitas no mercado financeiro sobre a estabilidade da política econômica argentina.
O secretário de Programação Econômica, Juan Llach, disse ontem que o Ministério da Economia vai definir durante a permanência da missão em Buenos Aires qual o tipo de supervisão que o FMI exercerá sobre as contas públicas argentinas.

Menem encontra FHC
O presidente argentino, Carlos Menem, reúne-se no próximo dia 17, em Foz do Iguaçu (PR), com o presidente Fernando Henrique Cardoso. Os ministros da área econômica estarão presentes para discutir os efeitos da crise mexicana nos dois países.
Cavallo e o brasileiro Pedro Malan levarão assessores para trocar informações sobre o programa de estabilização de cada país.
Um dos principais temas de interesse de Menem é a política cambial brasileira. Recentemente, ele obteve a garantia do ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, de que o governo brasileiro não desvalorizaria o real no primeiro semestre.
O vice-chanceler argentino, Fernando Petrella, reúne-se hoje em Brasília com assessoria de Lampreia para definir a reunião.
Outros ministros estarão presentes, entre eles Dorothéa Werneck (Indústria e Comércio) e Raimundo Brito (Minas e Energia), entre outros.

Texto Anterior: Governo quer ajuda de US$ 500 mi a México
Próximo Texto: Simonsen acha empréstimo questão diplomática
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.