São Paulo, quarta-feira, 1 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Ace Ventura' não requer efeitos especiais

MARCEL PLASSE

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Jim Carrey é grotesco. Ele faz mais caretas que Jerry Lewis depois de encarar Dean Martin pelo quinto filme consecutivo.
Desde que Lewis ficou triste, o cinema americano não via um comediante tão físico. Em "Ace Ventura - Um Detetive Diferente", ele se contorce mais do que em "O Máskara", filme que pagou sua mansão na colina.
O detalhe é que em "O Máskara" Carrey tinha a ajuda de efeitos especiais. Com a cara limpa, ele é ainda mais caricato.
Ace Ventura usa camisas floreadas abertas e topete engomado. Mais do que cafona, ele é bizarro. Come sementes de girassol (comida de canários) e segue pistas com o nariz (como um cão farejador).
O papel de detetive especializado em achar animais de estimação desaparecidos só tem paralelo na atividade do detetive das estrelas Ford Fairlane, vivido por Andrew Dice Clay, em "As Aventuras de Ford Fairlane".
Divertida e um tanto escatológica, a mistura de elementos cafonas e bizarros tem, na verdade, influência de John Waters, papa do cinema trash americano. Transformar o furacão do assédio sexual Sean Young em travesti assassino é o fino do trash.
O estouro de Carrey, que também assina o roteiro do filme, no meio do caminho entre a produção e o lançamento de "Ace Ventura", foi um acidente de percurso.
"Ace Ventura - Um Detetive Diferente" foi lançado antes de "O Máskara", apesar de ter começado sua produção depois.
Na sequência, o ator fez "Dumb and Dumber" (deve passar no Brasil como "Débi e Lóide"), que deu ainda mais bilheteria nos EUA que "O Máskara". E tudo indica que os três filmes vão ficar abaixo da arrecadação de "Batman 3", no qual Carrey interpreta o vilão Charada.
Pouco importa que tenha mostrado limitação para um único papel nos três filmes, Carrey já está rodando a continuação de "Ace Ventura" e deve fazer "O Máskara 2" até o final do ano. Uma sequência para "Dumb and Dumber" também está programada.
Com o sucesso na altura do nariz, o ator recusou US$ 18 milhões para estrelar um infantil. Atualmente, só Sylvester Stallone pede cachê maior do que ele.
No final, não eram apenas os críticos franceses que sentiam falta de um pateta desengonçado como Jerry Lewis. Agora, eles podem se vingar de todas as piadas feitas contra o gosto francês.

Filme: Ace Ventura - Um Detetive Diferente
Direção: Tom Shadyac
Elenco: Jim Carrey, Sean Young, Courtney Cox, Tone Loc
Distribuição: Warner (tel. 011/ 820-6777)

Texto Anterior: Melodramas retratam fúria neonazista
Próximo Texto: Irã mostra 70 filmes em evento que começa hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.