São Paulo, quarta-feira, 1 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Disputa começou no domínio colonial espanhol

NEWTON CARLOS
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

As brigas entre Peru e Equador remontam aos tempos de Pizarro, quando duas expedições espanholas percorreram o Amazonas a leste e a oeste. A de Francisco Orellana saiu de Quito em 1541 e a de Francisco Lopez Aguirre deixou Lima 18 anos depois.
Consumidas pela malária, flechas envenenadas e loucura —como a de Aguirre, que se rebelou contra o rei de Espanha e criou uma monarquia amazônica—, nenhuma voltou ou estabeleceu marcos amazônicos, o que virou fonte de disputas intermináveis.
Com base no fato de que Orellana, seu primeiro herói nacional, navegou no Amazonas, o Equador reivindica "direitos amazônicos irrenunciáveis".
O Peru contesta alegando que na época Quito, governada por Pizarro, não passava de dependência do vice-reinado peruano.
Em 1941, o Exército peruano decidiu acabar com essa "velha questão", invadindo e ocupando partes costeiras do Equador, inclusive o porto de Guayaquil, a segunda cidade do país.
Às voltas com a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos não queriam saber de conflitos no continente americano e mobilizaram o ABC (Argentina, Brasil e Chile) para a mediação.
Os peruanos, mais fortes, conseguiram as fronteiras que ambicionavam com o Protocolo do Rio de Janeiro de 1942.
Mas, embora o tenham assinado, em troca da desocupação de Guayaquil e das províncias costeiras, o Equador nunca aceitou os termos do protocolo, dizendo que ele resultou de pressões e contém "irregularidades geográficas que tornam impossível executá-lo".
Historiadores concordam. Martim Needler, da Universidade do Novo México (EUA), descreveu a guerra de 1941 como " invasão do Equador pelos peruanos, que reclamavam territórios com base em duvidosas interpretações de fronteiras durante o período colonial."

Texto Anterior: Dirigentes podem se encontrar
Próximo Texto: Cresce popularidade de Bill Clinton; Acidentes matam na Coréia do Sul; Liga diz ter dossiê contra Berlusconi; A FRASE; Egito é acusado de planejar atentado; Esterelizado por nazista quer indenização; Lançada nova iniciativa de paz na Bósnia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.