São Paulo, sexta-feira, 3 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC intervém na administração do Banco do Estado de Mato Grosso

GUSTAVO PATÚ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do Banco Central, Pérsio Arida, decretou ontem o regime de administração especial temporária no Bemat (Banco do Estado de Mato Grosso).
O banco acumula prejuízos desde o lançamento do Plano Real e estava sem diretoria há uma semana.
Os três técnicos nomeados pelo BC assumiram a administração do Bemat ontem de manhã. A função de presidente será exercida pelo administrador de empresas Ruy Dias Brochieri. Ronaldo Schimidt Gonçalves de Almeida atuará na área operacional e Pedro Michelon na parte administrativa.
A intervenção no Bemat foi pedida pelo próprio governador de Mato Grosso, Dante de Oliveira (PDT), no final do ano passado. A medida demorou porque havia dúvidas jurídicas sobre os critérios a serem alegados para a intervenção.
Um dos motivos da intervenção é o não pagamento de uma dívida de cerca de R$ 4 milhões, referente ao empréstimo para o Prodecer (Programa de Desenvolvimento do Cerrado).
O secretário de Fazenda do Mato Grosso, Carlos Alberto Almeida de Oliveira, disse que o Bemat, até final de dezembro passado, acumulava dívidas de R$ 45 milhões.
"Mas o passivo não estava a descoberto", afirmou. O Bemat possui 44 agências. A metade era deficitária.
É a quarta intervenção do BC em bancos estaduais desde 30 de dezembro último. Já estão sob administração especial o Banespa, o Banerj e o Produban (AL). A equipe do ministro Pedro Malan (Fazenda) defende a privatização de todas estas instituições.
O BC ainda prepara mais uma intervenção, no Beron (Banco do Estado de Rondônia), que deve ocorrer até a próxima semana.
O diretor de Fiscalização do BC, Édson Sabino, que anunciou a intervenção no Bemat, disse que o governador de São Paulo, Mário Covas (PSDB), pediu ao BC que capitalize o Banespa.

Colaborou a Agência Folha, em Campo Grande

Texto Anterior: Governo decide hoje diretorias do BB e CEF
Próximo Texto: Carta do RJ proíbe vender Banerj
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.