São Paulo, sexta-feira, 3 de fevereiro de 1995 |
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Promoções derrubam os preços dos queijos MÁRCIA DE CHIARA MÁRCIA DE CHIARA ; SUZANA BARELLI
A grande oferta dos importados hoje se deve ao atraso na liberação da mercadoria nos portos. A chegada dos queijos estrangeiros nos supermercados coincide com o pico da safra de leite, época de maior produção da indústria. Números da Abiq indicam que as importações de queijo somaram 35 mil toneladas no ano passado. Quem sai ganhando é o consumidor que chegou a pagar entre R$ 7 pelo quilo dos queijos tipo prato ou mozarela no final de 1994. Hoje, desembolsa menos da metade pelo produto nacional. Mas o período de preços baixos está com dias contados. É que o encalhe de importado está no fim e a época de maior produção de leite termina no final de março. Além disso, os fornecedores nacionais estariam apresentando tabelas para fevereiro com aumentos entre 10% e 15%. Os novos preços, prevêem os supermercados, devem bater no consumidor no final deste mês. A rede de supermercados Mambo informa que recebeu lista de fevereiro de queijos finos da marca Luna, da Gessy Lever, reajustada em 15% sobre a tabela vigente. Ronald Rodrigues, diretor de Assuntos Corporativos da Gessy Lever, contesta a informação. "Existe uma superoferta de queijo importado e nacional", diz Humberto Mendes, diretor de mercadorias da rede Eldorado. Hoje a sua empresa está recebendo o queijo importado da Holanda, Alemanha, Uruguai e Argentina. O produto entraria no mercado há 30 dias, quando as cotações estavam no pico. Resultado: a empresa cortou compras no mercado interno e, para desencalhar seus estoques de queijos passou a fazer ofertas semanais. O Mambo adotou estratégia semelhante. Em algumas lojas da rede já iniciou uma promoção, que vai até o dia 11 deste mês. Desde o segundo semestre de 94, 80% dos queijos que o Makro vende são importados. Texto Anterior: Algodão deverá encarecer roupa Próximo Texto: Consumo alto deixa governo paralisado Índice |
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