São Paulo, segunda-feira, 6 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Linha direta; Estímulo à competição; Pontapé inicial; Preocupações regionais; Devoto; Com lupa; Sob protesto; Outra saída; Regras mínimas

Linha direta
Com FHC, Paulo Renato definiu uma diretriz básica na Educação: ter como meta entregar a verba federal na mão da diretora da escola, não mais para prefeitos ou governadores. Acham que será mais bem gasta e menos desviada.

Estímulo à competição
Uma das metas do MEC é diminuir a participação das universidades federais no orçamento do ministério —de 80%. Estuda fixar um "x" de reais por aluno. A partir disso, as universidades teriam que captar recursos por sua conta.

Pontapé inicial
Avaliação corrente no Congresso: as reuniões de ministros com as bancadas serviram para "quebrar o gelo", mas o jogo só começa para valer quando o governo apresentar suas propostas concretas de reforma constitucional.

Preocupações regionais
Entre os obstáculos opostos até por parlamentares do PPR à privatização está o medo de que o setor privado ao assumir as telecomunicações, por exemplo, só queira atender o "filé" do Sul/Sudeste e esqueça o Norte/Nordeste.

Devoto
Lula faz questão de ter em casa a folhinha "Sagrado Coração de Jesus". Mas a edição 95 se esgotou e o petista só conseguiu um exemplar porque um vendedor da editora cedeu-lhe o dele.

Com lupa
À margem da crise mexicana, Wall Street continua olhando o Brasil com desconfiança. O foco está na velocidade de entrada e saída das aplicações estrangeiras e no saldo da balança comercial.

Sob protesto
Na reunião do FMI que decidiu pelo empréstimo de US$ 17,5 bi ao México, seis países se abstiveram porque os EUA forçaram que a votação fosse em uma só hora: Inglaterra, Alemanha, Suíça, Holanda, Bélgica e Dinamarca.

Outra saída
Deputados do PT e do PMDB que apoiaram a criação da CEI do Banespa na Assembléia paulista querem que o relatório final aponte opções à privatização.

Regras mínimas
As regras de tratamento do preso a serem anunciadas pelo Ministério da Justiça proíbem clausura em cela escura, definem tortura e a proíbem, além de determinarem a alfabetização do preso.

TIROTEIO
De Delfim Netto (PPR-SP), sobre possíveis efeitos, na reforma constitucional, da crise mexicana:
— A crise mexicana ameaça fazer o Brasil voltar sem nunca ter ido. Estão confundindo erros conjunturais com todo o modelo estrutural de ajuste.

Texto Anterior: Vai esquentar; Perda tripla; Jeitinho tucano; Problema de comunicação; Por enquanto; Concentração; Fim do calote; Na ponta do lápis
Próximo Texto: Auto-suficiente
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.