São Paulo, quinta-feira, 9 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escuridão da noite facilita operações militares

FERNANDO CANZIAN
DO ENVIADO ESPECIAL

A escuridão da noite tem sido usada para várias operações militares na guerra travada entre tropas do Equador e do Peru, na região da cordilheira do Condor, fronteira entre os dois países.
Muitos dos equipamentos de artilharia pesada e caminhões lançadores de mísseis usados pelos soldados equatorianos, por exemplo, só saem de seus esconderijos na floresta no final da tarde.
Durante o dia, permanecem camuflados e distantes das áreas dos postos de fronteira para evitar uma possível destruição durante um ataque do Peru.
Até este momento, o único ataque peruano contra tropas do Equador feito no escuro foi o bombardeio a Condor-Mirador, realizado pouco antes do amanhecer, às 5h30 da última segunda-feira (8h30 em Brasília).
As supostas incursões de pára-quedistas peruanos em solo equatoriano também estariam sendo feitas durante a noite.
Nos postos de observação, no entanto, os equatorianos usam binóculos de fabricação norte-americana dotados de visão infravermelha. Eles servem para registrar a aproximação da aviação inimiga.
A noite também proporciona mais horas de tranquilidade aos soldados que permanecem intrincheirados e camuflados nos postos de fronteira durante o dia.
É no final da tarde, dispondo de mais tempo, que as tropas equatorianas saem dos esconderijos para tomar banho e se alimentar.
Muitos dos soldados, no entanto, são obrigados a trabalhar para descarregar caminhões com armamentos que só chegam às posições durante a noite.
A trégua e a possibilidade remota de ataques também chegam com o mau tempo.
Como toda a região do conflito é montanhosa (são ramificações da cordilheira do Condor), é praticamente impossível para a aviação dos dois países inimigos realizar ataques quando o tempo está nublado ou chuvoso.
(FCz)

Texto Anterior: Quito nega hipótese de golpe
Próximo Texto: Falta de acordo prejudica Durán-Ballén
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.