São Paulo, sexta-feira, 10 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pefelista vira 'dono' da festa

WILLIAM FRANÇA
DO ENVIADO ESPECIAL A SANTA MARIA DA VITÓRIA (BA)

Quem desembarcasse ontem em Santa Maria da Vitória (BA), sem saber que estava prevista uma visita presidencial à cidade, ia achar que a razão de tanta festa era para receber o senador Antônio Carlos Magalhães (PFL-BA).
ACM chegou meia hora antes do desembarque de Fernando Henrique Cardoso. Antes de falar aos jornalistas, que logo cercaram seu jatinho, foi logo avisando: "Primeiro o meu povo".
O senador cumprimentou quem pôde, através de uma cerca que isolava o campo de pouso.
Seu filho, o deputado Luís Eduardo Magalhães (PFL-BA), agora presidente da Câmara, e o governador da Bahia, Paulo Souto (PFL), ficaram em segundo plano.
Há uma semana, quando pesquisa do Datafolha demonstrou a queda de 70% para 36% na popularidade de FHC, o líder pefelista disse que a falha era de comunicação. Em seguida, o presidente fez dois pronunciamentos em cadeia de rádio e TV em sete dias.
Ontem, ACM voltou a dar orientações para a melhoria da popularidade presidencial.
"O contato com a população é interessante porque ele (FHC) vê qual a expectativa que o povo tem para ser realizada pelo governo".
Mas Fernando Henrique não seguiu as dicas. Foi cancelado, por exemplo, um comício que o presidente faria na praça central de Santa Maria da Vitória —que decretou feriado municipal acompanhar a visita.
Em vez de falar para a população local, o presidente preferiu receber o título de cidadão santamariense numa pequena sala da Câmara Municipal, onde só entraram as autoridades locais.
Segundo o prefeito Joaquim Ferreira Campos (sem partido), FHC não quis dar "tom político" à visita.
Ao final e depois de se despedir de quem estava ao seu alcance, ACM fez a avaliação da visita de Fernando Henrique. "Na parte popular ele tirou nove. Dez só para os grandes momentos, mas ele vai chegar lá", ironizou.

Texto Anterior: Senador é acusado de agressão
Próximo Texto: PSDB vai contratar agência para governo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.