São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequena empresa acerta fórmula

DA REPORTAGEM LOCAL

Empresas de pequeno porte também já fizeram experiências para remunerar os funcionários conforme seus resultados.
Em Porto Alegre (RS), a Cumerlato & Schufter Consultoria de Sistemas fez três tentativas antes de chegar à fórmula adotada hoje. Foi acertada a divisão entre os 38 funcionários de todo o ganho que ultrapassar as metas propostas.
Na primeira tentativa, a empresa repartiu a participação acionária entre os funcionários mais antigos. Não deu certo. No dia seguinte, eles propuseram a venda das ações para a própria consultoria.
Depois, tentou implantar um sistema similar às "stock options". Ou seja, alguns funcionários receberam ações da empresa que somente poderão ser incorporadas a seus patrimônios pessoais depois de cinco anos.
A terceira alternativa surgiu quando a consultoria recebeu a encomenda de um projeto que consumiria três anos de trabalho.
Os funcionários envolvidos assumiram o desafio de concluí-lo em 18 meses. Em troca, receberam cinco salários a mais em um ano.
"Foi uma boa alternativa, mas os outros funcionários acabaram desmotivados porque não receberam nem desafio nem abono", diz João Luis Cumerlato, 32, diretor e sócio da consultoria.

Texto Anterior: Abono chega a três salários
Próximo Texto: Afinal, Carnaval é ou não é considerado feriado?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.