São Paulo, domingo, 12 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bispo de Chiapas pede fim de ação

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O bispo mexicano de San Cristóbal de las Casas, Samuel Ruiz, fez ontem novo apelo para tentar evitar uma guerra total entre governo e zapatistas.
"Como cristãos, não podemos estar de acordo que se cimente o estado de direito e a ordem constitucional e se faça uma guerra fratricida", afirmou Ruiz, que preside a Comissão Nacional de Intermediação (Conai), a única instância de negociação reconhecida.
A Conai assinalou que os movimentos do Exército representam "uma grande probabilidade de confronto armado", e pediu que as partes "parem com sua lógica bélica e retomem as negociações".
A Conai alertou ainda para a possibilidade de que a população civil seja afetada por ações de "violência indiscriminada".
Vários grupos de direitos humanos já manifestaram preocupação com a guerra e disseram que irão acompanhar de perto as operações.
A organização quer evitar que os abusos aos direitos humanos voltem a ocorrer.
O governo espanhol afirmou ontem que a organização separatista basca ETA pode ser financiadora dos zapatistas.

Texto Anterior: Emboscada mata 3 em Chiapas
Próximo Texto: Professor teria orientado líder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.