São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresa importa de Israel novo sistema

DA REPORTAGEM LOCAL

A Irrigotec está importando de Israel a mais nova versão do tubogotejador "Queen gil", equipamento para irrigação por gotejamento.
Ele permite uma vazão uniforme de água e fertilizantes por uma extensão de até 143 metros.
Os modelos anteriores, introduzidos pela Irrigotec no Brasil há quatro anos, não ultrapassavam os 100 metros, nem ofereciam condições para o uso de fertilizantes.
"Com o novo sistema há uma maior garantia de qualidade para todos os frutos e melhoria de produtividade", afirma Fernando Alperowitch, assistente de diretoria da Irrigotec.
Segundo ele, experiências com produtores de tomate mostraram ganho de produtividade entre 55% e 65% e redução de 80% no uso de fertilizantes.
"Além de todas as plantas receberem as mesmas quantidades de água e nutrientes, elimina-se o deperdício de fertilizantes", diz Alperowitch.
O equipamento é recomendado principalmente para as culturas de frutas, hortaliças e flores. A instalação é manual.
Um sistema com múltiplas microentradas de água, que funcionam como filtros internos, evita o entupimento.
O irrigador pode ser encontrado em cerca de 70 lojas de materiais agrícolas e projetos de irrigação espalhadas pelo país.
O custo é de R$ 0,24 por metro, podendo ser reduzido para R$ 0,15, com os descontos concedidos de acordo com a quantidade comprada.
A Irrigotec está elaborando um projeto para fabricação do "Queen gil" no Brasil, o que diminuiria ainda mais seus preços.

Texto Anterior: O bife mandrake
Próximo Texto: MT usa fungo contra praga do seringal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.