São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula autoriza Irma a negociar com Motta

Deputado mineiro encontra com ministro

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Luiz Inácio Lula da Silva autorizou o deputado federal Tilden Santiago (PT-MG) a negociar com o ministro das Comunicações, Sérgio Motta, a ida da ex-deputada petista Irma Passoni para a equipe de trabalho de Motta.
Santiago e Motta se encontraram ontem e Irma deve se reunir hoje com o ministro para definir sua situação. A solução que está sendo ensaiada mostra a ambiguidade com que o PT está tratando o governo Fernando Henrique.
Em encontro entre Lula, Santiago e Irma, na última sexta, o dirigente petista disse que a ex-deputada não precisaria deixar o partido caso aceitasse o convite de Motta de uma forma dissimulada.
No plano de Lula, Irma deve integrar um conselho de entidades da sociedade civil que querem "democratizar" os meios de comunicação. Dessa maneira, o ônus da adesão explícita a FHC ficaria diluído. O conselho indicaria Irma para dirigi-lo e a ex-deputada não seria assessora de Motta, embora na prática funcionasse como tal.
Outra solução pensada, e que foi levada ontem por Santiago a Motta, seria a regulamentação de um conselho de partidos políticos com propostas para a área de comunicações. O PT indicaria Irma para representá-lo no organismo.
Irma tem em mãos documento assinado por entidades próximas ao PT e que defendem sua ida para o governo. A Federação Nacional dos Jornalistas é uma delas.
"Temos convergência com o ministro no diagnóstico sobre o poder do PFL nas comunicações e achamos que a ex-deputada daria critérios mais transparentes a essa área", afirmou Américo Antunes, presidente da Fenaj. A "adesão envergonhada" a FHC não é consensual no PT. Rui Falcão, vice-presidente do partido, disse que ninguém está autorizado a negociar com Motta. "O Rui está desatualizado", disse Irma.

Texto Anterior: FHC define como distribuir cargos
Próximo Texto: Hargreaves assume presidência da ECT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.