São Paulo, terça-feira, 14 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Balladur quer mandato único de sete anos

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O premiê francês e candidato à Presidência, Edouard Balladur, apresentou ontem seu programa de governo. Ele prevê o fim do direito do presidente à reeleição.
Na proposta de Balladur, o mandato continua a ser de sete anos. Ele admite, no entanto, que o tema seja debatido com o Parlamento.
O premiê também preconizou redução de impostos, menos encargos sociais sobre os salários e uma reforma constitucional que permita a realização de plebiscitos em questões polêmicas.
Suas principais propostas seriam submetidas a um plebiscito nos primeiros seis meses de governo —o eleito toma posse em maio.
Balladur anunciou seu programa em uma conferência em Paris. A emissora de TV a cabo LCI a transmitiu ao vivo —procedimento incomum na França—, motivando acusações de parcialidade. O candidato socialista, Lionel Jospin, pediu sanções à LCI.
A emissora pertence ao mesmo grupo da principal TV privada francesa, a TF1, acusada de complacência para com Balladur.
Recentemente, os assessores de imprensa do premiê e de seus principais ministros jantaram com diretores da TF1 e assistiram a uma sessão privada de cinema, o que reforçou as suspeitas.
(AFt)

Texto Anterior: Indicado de Clinton quis esterilizar deficientes
Próximo Texto: Paris registra queda na entrada de imigrantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.