São Paulo, sexta-feira, 17 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fiscais fecham 4 postos por vender gás

DA REPORTAGEM LOCAL

Fiscais fecham 4 postos por vender gás
O Contru (Departamento de Controle e Uso de Imóveis) fez ontem blitze em várias regiões de São Paulo para fiscalizar a venda irregular de gás de cozinha. Quatro postos de gasolina foram fechados.
O gás de cozinha não pode ser vendido em postos como determina a Lei nº 10.041, de 1986.
Segundo o diretor do Contru —órgão ligado à prefeitura—, Carlos Alberto Venturelli, os postos ficarão fechados até que os proprietários retirem os botijões do local e paguem uma multa de 50 UFMs (cerca de R$ 1.593,00).
O Contru pretende visitar 170 postos de gasolina até a próxima quarta-feira. Os endereços foram recolhidos através de denúncias.
A prefeitura havia notificado os donos de postos e dado prazo de 48 horas para que os botijões fossem recolhidos. Segundo Venturelli, o armazenamento de botijões representa "sérios" riscos de acidentes. "Eles vazam e o gás desce até as galerias. Essa mistura é altamente explosiva. Basta uma ponta de cigarro para causar o acidente."
Além disso, disse, o maior risco está nas "gaiolas" (grades de proteção) usadas para guardar os recipientes. Elas serviriam como um pára-raios. "Os postos já são proibidos de ter pára-raios justamente para evitar explosões."
"É um barril de pólvora", disse o secretário de Habitação, Lair Krahenbuhl. Ontem, ele acompanhou a blitz ao lado de Venturelli, do secretário das Administrações Regionais, Francisco Nieto Martin, e do secretário do Verde e do Meio Ambiente, Werner Zulauf.
As blitze se dividiram em duas turmas. A equipe liderada pelos secretários fechou três postos na zona oeste: o Posto Serviço Dinâmico, o Posto de Serviços Leblon e o Auto Posto Cerró Corá. Todos foram multados por vender gás. O segundo ainda levou multa por não ter licença de funcionamento.

COMO DENUNCIAR - O Contru recebe denúncias pelo telefone (011) 239-1818.

Texto Anterior: Homossexuais cancelam desfile após ameaças
Próximo Texto: Moradores atingidos por enchentes bloqueiam rua na zona leste de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.