São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Empresário investe R$ 1 mi

AURELIANO BIANCARELLI
DO ENVIADO ESPECIAL

O pecuarista e empresário Danclads Uchôa, 37, está investindo R$ 1 milhão na esperança de que Zumbi traga turistas para União. No alto de uma colina, de onde se vê a serra da Barriga, Uchôa construiu e vem ampliando um hotel com piscina e TVs nos chalés.
É uma espécie de oásis na monotonia dos canaviais e na aridez da região. Dos 47 chalés planejados, 12 já estão prontos. "Quero hospedar o presidente Mandela", diz Uchôa. "A cidade tem futuro. Se muitas cidades européias vivem de sua história, por que Palmares não pode viver de Zumbi?"
Por enquanto, o hotel vem hospedando turistas que chegam para as vaquejadas e em visita à casa do poeta Jorge de Lima, que nasceu na cidade.
Sebastião Alves Ferreira, 45, é um dos poucos comerciantes negros de União. "Construí minha casa com a janela voltada para a serra da Barriga", diz. "Quando acordo, olho para o lugar onde viveram meus libertadores."
Ferreira diz que as autoridades abandonaram a cidade.
Na antiga rua do Consome Homem —hoje rua do Cruzeiro— as mulheres ainda não sabem que a cidade prepara uma festa. Nem acreditam que alguma coisa mudará na vida delas. "Nem camisinhas temos mais", diz Roseli, 17.
(AB)

Texto Anterior: Guerreiro tinha mulher branca
Próximo Texto: Após séculos, miséria persiste
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.