São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
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OS CAMINHOS DA SELEÇÃO

CURRÍCULO
. Objetivo do selecionador
É a primeira peneirada. Os selecionadores confrontam o perfil profissional exigido para o cargo com os currículos
. O que deve conter
Dados pessoais (nome, endereço, telefone), objetivo (cargo e área que almeja), formação escolar, domínio de idiomas, experiência profissional (sempre da última empresa para a primeira), cursos
. O que pode revelar
Instabilidade de emprego, estagnação em uma empresa, baixo grau de atualização, problemas com o português, desorganização

TESTES
Teste de Wartegg
. Objetivo do selecionador
Definir as características de comportamento do candidato. Por exemplo: se é impulsivo, melancólico, agressivo, controlador etc.
. Como é feito
É entregue uma folha de papel com oito quadrados. Em cada um deles há dois riscos. O candidato deve desenhar o que queira, com base nesses rabiscos
. Avaliação
Os desenhos serão avaliados isoladamente e em conjunto. Leva-se em conta o conteúdo, a forma, por onde começa e até a pressão do lápis. Não é analisada a qualidade artística. Também é feita comparação com tabelas estatísticas, nas quais são apontados os desenhos mais comuns e seus significados

Teste de Rorschach
. Objetivo do selecionador
Definir as características de comportamento, como qualidade de raciocínio, nível intelectual, produtividade, capacidade de planejamento. É aplicado com maior frequência na seleção de candidatos a altos postos das empresas
. Como é feito
São apresentadas dez pranchas, cada uma contendo um borrão de tinta. O candidato deve dizer que figuras enxerga. Demora cerca de duas horas
. Avaliação
O psicólogo não avalia diretamente a resposta e sim a motivação que a resultou. Pesa também a sequência das respostas e outros fatores. Só essa fase consome dez horas de trabalho do selecionador

Teste de grafologia
. Objetivo do selecionador
Definir traços da personalidade do candidato por meio da avaliação de sua caligrafia
. Como é feito
O candidato escreve 20 linhas sobre um tema em folha sem pauta e assina. Muitas vezes, o teste é aplicado usando a própria carta de apresentação do currículo, na fase anterior da seleção
. Avaliação
Traços da escrita são analisados. Por exemplo: letra inclinada para a direita indica extroversão, espaçamento constante revela bom contato interpessoal e letra redonda indica amabilidade, paciência

Teste de Zulliger
. Objetivo do selecionador
Variação do Teste de Rorschach, de aplicação e avaliação mais rápidas
. Como é feito
Apenas três pranchas, cada uma contendo um borrão, são apresentadas para o candidato dizer o que enxerga
. Avaliação
Segue os mesmos parâmetros do Teste de Rorschach

Teste D-20
. Objetivo do selecionador
Avaliar o grau de inteligência e de raciocínio do candidato. Utilizado para quem possui, no mínimo, segundo grau completo
. Como é feito
É apresentada uma sequência de dominós e o candidato deve identificar quais os números da peça que está faltando

Teste IMV
. Objetivo do selecionador
Avaliar o grau de inteligência e de raciocínio do candidato. Utilizado em candidatos com primeiro grau completo
. Como é feito
Figuras são apresentadas ao candidato para que identifique o que está faltando nelas. Por exemplo: uma boneca sem um braço

Mapeamento Cerebral
. Objetivo do selecionador
Definir o perfil do candidato, seu comportamento, vantagens competitivas e pontos fracos. Identifica quais hemisférios do cérebro são mais utilizados
. Como é feito
O candidato responde a um questionário com 58 perguntas sobre seu comportamento. As respostas são sugeridas e ele deve atribuir a cada uma a pontuação conveniente
. Avaliação
As respostas são tabuladas. A partir daí, é desenhado o mapa de utilização do cérebro e definido onde está o ponto de equilíbrio. O desenho é comparado e identificado com um dos 11 perfis pré-determinados

DINÂMICA DE GRUPO
. Objetivo do selecionador
Identificar características de personalidade do candidato, seus valores, grau de maturidade, facilidade de se relacionar com as pessoas, disposição para trabalhar em equipe, liderança etc.
. Como é feito
Em geral, o psicólogo propõe situações e pede aos candidatos que se dividam em grupos e tentem encená-las. Também trabalha bastante com mímica, dramatização de situações corriqueiras na empresa e expressão corporal
. Recusa
Algumas empresas asseguram ao candidato a possibilidade de não fazer a dinâmica e prosseguir no processo de seleção. Se não quiser se expor, é aconselhável verificar antes se a desistência não o eliminará

PROVAS SITUACIONAIS
. Objetivo do selecionador
Avaliar a capacidade do candidato enfrentar situações de crise na empresa
. Como é feito
Um caso problemático é proposto e ele deve discorrer sobre a melhor alternativa de solução. Costuma ser aplicado a executivos e respondido por escrito, mas também pode ser acrescentado como uma pergunta na hora da entrevista
. Exemplo de caso
Você é um gerente de vendas. Um cliente telefona às 17h30 de sexta-feira, furioso, e diz que vai devolver as 10 mil peças compradas porque 200 apresentam defeito. A grande maioria dos funcionários já foi embora. O que você faria?

ENTREVISTA
. Objetivo do selecionador
Decidir entre os últimos candidatos em disputa. As empresas hoje prestam mais atenção em características pessoais, como o grau de flexibilidade e a capacidade de adaptação às mudanças
. Exemplos de questões
Você gosta de trabalhar?
Qual o último conflito que enfrentou? Como encontrou a solução?
Você consegue resistir bem à pressão? Conte um caso
. O que não fazer
Mentir, porque boa parte dos dados foram checados anteriormente e seu grau de confiabilidade pode estar sendo testado

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