São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estágio aumenta chances de contratação

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O universitário que faz estágio entra no mercado de trabalho à frente dos demais. Mas as oportunidades são escassas, se comparadas à demanda. Empregos apresenta nesta semana 295 vagas (confira no quadro ao lado e na pág. 6 do Roteiro de Empregos).
No CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), instituição especializada em cadastrar e encaminhar candidatos, existem 295 mil estudantes em todo o Brasil esperando uma oportunidade.
"Conforme o curso, a possibilidade é difícil. Não conseguimos estágio para todos os que nos procuram", afirma Leonel Ramos de Oliveira, 63, vice-presidente do CIEE. O índice de efetivação (contratação após conclusão do estágio) é de 42% na instituição.
O número de pedidos, na maioria das vezes, é superior ao de vagas. Do curso de direito, por exemplo, procuraram o CIEE no ano passado 4.823 estudantes. Só apareceram 542 oportunidades.
Há também casos em que acontece o inverso. Processamento de dados teve 855 pessoas cadastradas para 899 vagas de estágio.
"A lei que rege o estágio na empresa diz que é uma oportunidade para colocar em prática a teoria da escola", diz Sonia Alves, 35, gerente da Central de Estágios.
Ela discorda da idéia que grande parte das empresas use estagiários como mão-de-obra barata.
O estágio não estabelece vínculo empregatício. A remuneração, por exemplo, não é o salário, mas a bolsa-auxílio, cujo valor mínimo varia entre R$ 125 (nível técnico) e R$ 165 (curso superior). "Nada pode ser descontado da bolsa", alerta a gerente.
"O objetivo da bolsa é auxiliar no pagamento da mensalidade e do material escolar, além de alimentação e transporte. O estudante não deve tapar buraco de outro funcionário nem fazer serviço de office-boy ou recepcionista."
O estágio dura de seis meses a dois anos. A Central de Estágios tem 50 mil estudantes e 300 empresas cadastradas. Há atualmente 250 vagas abertas e 1.000 estagiários atuando. Cerca de 30 cursos de graduação exigem o estágio para a concessão do diploma.

Texto Anterior: Vitae seleciona projetos latino-americanos
Próximo Texto: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ESTÁGIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.