São Paulo, domingo, 19 de fevereiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A CIÊNCIA CONTRA-ATACA

CLAUDIO CSILLAG

EUA lançam revista especializada em novas infecções
A muito custo, a humanidade está aprendendo a conviver com doenças novas e renovadas. A Aids é a principal, mas existem muitas outras, como o cólera, moléstia que recobrou sua virulência, ou uma até então desconhecida febre hemorrágica brasileira, causada pelo vírus Sabiá, identificado no Brasil no ano passado.
Elas surgem sem explicação e em qualquer lugar do mundo. Muitas vezes, quando cientistas as detectam e desvendam seu mecanismo de transmissão, a doença já se disseminou e custou muitas vidas humanas.
Combater localmente os focos de infecção continua sendo necessário, mas o ritmo em que os microorganismos surgem tornaria qualquer ação isolada ineficaz.
O combate coordenado por redes de computador e coletas de dados globais tornou-se uma estratégia imperiosa —que acaba de ser colocada em prática.

Texto Anterior: O mapa secreto de Cyberia
Próximo Texto: A CIÊNCIA CONTRA-ATACA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.